Fases da Leitura e Níveis da Escrita
- Sidclay Farias
- 14 de mai. de 2016
- 1 min de leitura
Trabalho pautado nos níveis da leitura e fases da escrita
Fase: Pré Leitor
Na fase pré-leitor (15/17 meses aos 3 anos), a criança está descobrindo as coisas ao seu redor, principalmente através das imagens, pelo fato em que nessa idade a mesma ainda não saiba ler ou escrever, as atividades que as envolvem são em sua maioria lúdica, os livros precisam ser adequados, com muito mais figuras do que palavras.

Fase: Leitor Iniciante
Fase Leitor Iniciante(a partir dos 6/7 anos) Essa é a fase em que a criança começa a apropriar-se da decodificação dos símbolos gráficos, mas como ainda encontra-se no início do processo, o papel do adulto como “agente estimulador” é fundamental. Os livros adequados nesta fase devem ter uma linguagem simples com começo, meio e fim, as imagens devem predominar sobre o texto.

Nível pré-silábico
A criança neste nível ainda não consegue estabelecer uma relação entre a escrita e a fala, os desenhos e rabiscos são ainda uma forma dela estabelecer esse contato com a escrita, as letras são usadas de maneira aleatória.
Atividade: reprodução do desenho e escrever as letras que corresponde ao objeto.

Nível silábico- alfabético
Esse nível é uma transição do silábico para o alfabético. Compreende que a escrita é representada pelo som da fala, percebe a necessidade de mais uma letra para a silaba.
Atividade: a partir do texto com rima, escrever as silaba que faltam nos quadrinhos

Nível alfabético
Esse nível é uma transição do silábico para o alfabético. Compreende que a escrita é representada pelo som da fala, percebe a necessidade de mais uma letra para a silaba.
Atividade: a partir da charge, escrever as palavras colocando em ordem cada silaba nos quadrinhos.

Comments